Gestão de Pessoas: guia para entender o que é e como fazer

Gestão de pessoas é a junção de conceitos, ações e técnicas sobre alinhamento de propósitos, atração, retenção e programas de capacitação e desenvolvimento propostos pela empresa com o objetivo de desenvolver seu capital humano: as pessoas e garantir o alcance dos objetos pessoais e da empresa.

Pessoas. É sobre elas — e para elas— que falamos quando nos referimos à gestão de pessoas em empresas. Pessoas/profissionais que constroem relacionamentos, carreiras e corporações; que fazem a “máquina girar” e tudo acontecer.

Por mais que possa parecer curioso falar sobre pessoas em pleno século 21, o tema é cada vez mais conveniente, afinal, mais do que nunca, a atenção ao capital humano que constituem as corporações é pauta prioritária.

Ditando ritmo e tendências, a gestão de pessoas é parte imprescindível para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mundo corporativo — tão volátil. Sem pessoas não há desenvolvimento. Não há empresas.

Aliás, na sua empresa o assunto já é prioridade e está sendo discutido como parte integrante do planejamento estratégico ou ainda não? E a gestão de pessoas como um todo, já tem seus processos estruturados ou você chegou até aqui porque ainda precisa saber mais detalhes sobre o tema?

Saiba tudo sobre gestão de pessoas! Continue acompanhando este conteúdo desenvolvimento pela Metadados — empresa especialista em Sistema de gestão para RH — especialmente para você, profissional de Recursos Humanos.

Confira:

O que é gestão de pessoas?
5 pilares estruturais da gestão de pessoas
Áreas e processos de gestão de pessoas
Gestão estratégica de pessoas: importância e vantagens
Gestão de pessoas e administração de pessoal: diferenças no RH
Erros mais comuns nos processos de gestão de pessoas
Indicadores de gestão de pessoas
Ferramentas de gestão de pessoas
O que é gestão de pessoas?
Como vimos, o conceito para gestão de pessoas é: a junção de conceitos, ações, técnicas propostas pela empresa com o objetivo macro de desenvolver o perfil técnico e comportamental (soft e hard skills) do seu capital humano: as pessoas.

Essas ações devem levar engajamento e motivação aos colaboradores que, por sua vez, retornarão com mais disposição e maior produtividade, potencializando os resultados e o crescimento da corporação.

Não é à toa que a gestão de pessoas ou gestão de pessoal — como também é conhecida — está entre os principais desafios para as corporações, afinal, todo esse processo deve estar alinhado à estratégia e ao propósito da corporação.

Neste sentido, a gestão de pessoas deve ser considerada um processo fundamental desde o recrutamento e seleção do colaborador, por meio de uma experiência única (employee experience) a fim de fortalecer os laços e a marca, interna e externamente (employee branding).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat