Segurança do Trabalho: o que é, suas normas e responsabilidades

Será que sua empresa cumpre com todas as obrigações de Segurança do Trabalho?

Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de práticas de prevenção para proteger o colaborador de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho, proporcionando um ambiente laboral saudável, a fim de que tenha condições de executar suas tarefas da melhor forma possível.

Por ser composto por diversas atividades, normas, programas e legislações, o tema Segurança do Trabalho ainda gera muitas dúvidas para os profissionais responsáveis nas empresas. Por isso, nós, da Metadados — empresa especializada em Sistema de Recursos Humanos, inclusive para o gerenciamento de Segurança do Trabalho — produzimos este conteúdo completo sobre o assunto.

Quer esclarecer todas suas dúvidas? Então continue acompanhando. Aqui, você verá sobre:

Segurança do Trabalho: o que é?
Segurança do Trabalho: qual sua finalidade e objetivos?
Quais as responsabilidades da Segurança do Trabalho?
Por que minha empresa precisa ter?
Quais os documentos da Segurança do Trabalho?
Profissionais envolvidos na Segurança do Trabalho
Segurança do Trabalho: legislações
Segurança do Trabalho: Normas Regulamentadoras (NR’s)
O que é acidente de trabalho, doença profissional ou ocupacional e doença do trabalho?
Medidas preventivas e exemplos
Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)
SESMT e CIPA
Sistema para gestão da Segurança do Trabalho
Para não perder nada que acontece no mundo de Recursos Humanos receba diretamente no seu e-mail todas as novidades, cadastrando-se aqui.

Segurança do Trabalho: o que é?
Podemos definir Segurança do Trabalho como todas as medidas que são adotadas em empresas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e, assim, proteger a integridade do profissional no ambiente de trabalho. Dessa forma, ele terá melhores condições de realizar suas atividades, sentindo-se protegido.

Isso é viável por meio de levantamentos técnicos, onde os profissionais responsáveis pela Segurança do Trabalho, analisam a exposição dos trabalhadores no seu ambiente laboral, reconhecendo os riscos que possam ocasionar um acidente de trabalho ou levar a uma doença ocupacional e desenharão ações para prevenir acidentes e para maximizar a qualidade de vida entre os colaboradores.

Neste sentido, essas práticas são muito importantes nas empresas, pois zelam pela qualidade de vida e mantêm um ambiente de trabalho saudável e seguro. Tudo isso influencia diretamente na produtividade e até na redução de custos (ações trabalhistas, pagamento de tratamento para o profissional acidentado, ausência do colaborador, entre outros).

A Segurança do Trabalho, no Brasil, é definida por lei, isto é, há legislações específicas que regulamentam, bem como normas, leis complementares, portarias, decretos e convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho, reconhecidas pelo Brasil.

Assim, além de ser obrigatório é fundamental adotá-la por tudo que representa e a legislação prevê, é preciso conhecer todas as informações que a compõe. Confira nos próximos itens mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat